domingo, 1 de abril de 2012

Cada favela tem sua magia

Fotos Nina Fideles

Cada favela tem sua magia.

Um rolê, juntamente com Nina Fideles e Cocão do grupo Versão Popular, em algumas favelas do extremo sul da zona sul de São Paulo. Conhecendo cada uma, visionando os possíveis locais das gravações do nosso novo clipe, A Família. Cada uma delas, não são uma, mas sim, várias estórias pra contar, e pra quem saber ouvir também é bom. Aprender com os mais velhos de idade e com os vividos e crecidos na velocidade que a vida impõe. O mundo pode parecer melhor quando a gente dorme, mas quando os olhos despertam, o que a gente vê, assusta, supreende, ensina. Pras uns causa medo. Não dá para naturalizar o sofrimento, mas o que os olhos veêm, o coração sente, sofre, chora... Mas abaixar a cabeça jamais. Desistir não é pra nóis.

Visitei, me senti em casa. Trago isso comigo no peito e nos meus versos. Minha rima nunca será em vão, vazia, por acaso. São vários manos, várias idéias, progresso, luta, força, superação, experiência de sobrevivência. Vi e ouvi bom rap ali, outra vez me senti em casa, tô em casa. A realidade não pode ser abandonada, essa gente nossa não pode se sentir sozinha. Na depressão do dia a dia, nos tornamos alvo fácil. Escrevemos e cantamos sobre isso, não dá pra fingir que não existe, não dá pra ser feliz por inteiro. É como diz o poeta Sérgio Vaz - "O artista é a última linha da sociedade. Quando ele se entrega e desiste é porque não resta mais nada." e ainda diz mais - "Não confunda briga com luta. Briga tem hora pra acabar e luta é pra toda vida."

Somos guerreiros e guerreiras do amanhã. É bem isso e por isso que cantamos.

Obrigado a todas as pessoas que me receberam. PX do grupo N.S.N, os manos, as tias, as crianças... Muito respeito a todos.

Eu sou de um lugar chamado FAVELA.

Crônica Mendes

no role pelas vielas



relembrando as brincadeiras de criança, olha elas ai.

eu...


Cocão, eu em visita no Bloco do Beco. Salve Negão.

Obrigado crianças!

Um comentário:

Unknown disse...

RECONHECIMENTO DE IDEIAS, COMPREENSÃO, ADMIRAÇÃO E RESPEITO!


''A dor que eu sinto? não quero mais
o amor perdido? ficou pra trás
fraquejar?eu? jamais, não posso mais!
eu quero a PAZ, eu viso e jaz

o meu sonho não morre
a aliança sobrevive
o sorriso apareceu, pra ver feliz quem hoje é triste
to na Luta é minha vida,
procuro ter mais disposição

quem AJUDA, SENTE, VIVE
ACREDITA EM TRANSFORMAÇÃO!''

SALVE.